Primeiro santuário de elefantes da Europa recebe primeira residente

Foto: Elephant Heaven

Gandhi, uma elefanta asiática de 52 anos, nasceu na natureza em 1969, mas foi capturada ainda jovem – provavelmente na Tailândia. Desde então, Gandhi viveu em vários zoológicos – o mais recente foi o francês Les Terres de Nataé, de acordo com a organização Proteção Animal Mundial.

A entidade conta que Gandhi passou por algumas experiências traumáticas com outros elefantes no começo de sua vida e isso fez com que ela tivesse dificuldades para se relacionar com outros de sua espécie.

Como solução, os zoológicos onde viveu a mantiveram isolada de outros animais por muitos anos. Mas a sua vida mudou em outubro, quando foi resgatada pelo primeiro santuário de elefantes da Europa, o Elephant Haven European Elephant Sanctuary (EHEES), na França.

“Tony Verhulst e Sofie Goetghebeur, fundadores do santuário, têm muitos anos de experiência com elefantes. Com o Elephant Haven, eles dedicarão suas vidas para oferecer aos elefantes de circos e zoológicos a melhor aposentadoria possível, em uma área com vários hectares de paisagem variada, atendimento personalizado e um grande espaço projetado para que os elefantes façam suas próprias escolhas.”

Tony e Sofie começaram a visitar Gandhi no Les Terres de Nataé três meses antes de resgatá-la. Eles ajudaram a cuidar de Gandhi para que ela se sentisse confortável com eles.

Reação no novo lar

“Devido à sua idade avançada e por ter artrite, Gandhi não poderia ser transportada para longas distâncias. Por isso, a equipe do Elephant Haven se certificou de garantir que a elefanta teria todos os requisitos para poder ter uma vida feliz em seu novo lar”, informa a Proteção Animal Mundial.

Além disso, o resgate contou com o apoio de muitas organizações para que a elefanta fosse transportada em segurança. “Graças ao seu apoio, conseguimos financiar a construção de um celeiro para garantir que Gandhi tivesse um lugar confortável para descansar.”

Gandhi chegou ao santuário no dia 14 de outubro, após uma viagem de 10 horas. A entidade conta que nos primeiros dias ela ainda estava cansada da viagem, mas agora já está explorando o seu novo lar. “Ela ainda é um pouco acanhada, mas fica bastante animada com as comidas deliciosas que recebe.” Ela tem sido alimentada especialmente como melancias, urtigas picadas, ameixas, salsa e limões.

“Ao longo dos meses, Gandhi mostrou mais e mais aspectos de sua personalidade. Ela nos conquistou imediatamente e tem respondido muito bem às novas experiências que oferecemos a ela”, comenta Tony e Sofie.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *