Produtos de origem animal geram 57% das emissões de carbono do sistema alimentar

Foto: Pixabay

De acordo com um estudo publicado ontem (13) na revista científica Nature Food, a produção de alimentos de origem animal gera 57% das emissões de carbono do sistema alimentar.

Por outro lado, alimentos vegetais não ultrapassam 29%. Já os 14% restantes estão associados a outras utilizações. A pesquisa cita a América do Sul como um dos maiores emissores ao lado do sul e sudeste asiático.

Os dados são considerados preocupantes porque como a população global já havia quadruplicado no final do último século, o crescimento demográfico e econômico aumentou a demanda global por alimentos e causou mudanças na dieta humana, fazendo com que a população consumisse mais produtos de origem animal.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estima que será necessário ampliar em 70% a produção de alimentos até 2050 em comparação com 2009 para atender a demanda.

Considerando as altas emissões de carbono associadas principalmente aos produtos de origem animal, ignorar o quanto já é crítico consumir esses produtos colocará a população do planeta em situação mais complicada.

Riscos para o futuro 

“Isso impulsionará a expansão dos subsetores de alimentos, incluindo cultivo de safras e criação de gado, bem como transporte e processamento de produtos, materiais (fertilizantes e pesticidas) e irrigação”, frisa a pesquisa.

“O aumento da produção de alimentos pode acelerar as mudanças no uso da terra para a agricultura, resultando em maiores emissões de gases de efeito estufa (GEE), redução do sequestro de carbono e intensificação das mudanças climáticas.”

A pesquisa sugere que as estratégias de mitigação do clima exigem estimativas de todas as principais emissões de GEE (por exemplo, CO2, CH4 e N2O) da produção e consumo total de alimentos de origem animal e vegetal.

“Essas estimativas abrangentes e quantitativas requerem uma estrutura que represente dinamicamente os fatores ambientais, humanos e de gestão dos principais GEEs.”

Saiba Mais

Mesmo com um impacto tão grande no meio ambiente, a proteína de origem animal responde por apenas 18% das calorias diárias da população global.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *