Um relatório da Grand View Research (GVR) divulgado nesta quarta-feira (13) destaca que produtos veganos terão rápido crescimento no mercado de sorvetes.
Enquanto o mercado global e geral de sorvetes pode garantir uma taxa de crescimento anual composta de 4,2% no período 2022-2030, a estimativa é de que o mercado de sorvetes veganos chegue a 9%.
“Esse crescimento deve ser atribuído à demanda por alternativas saudáveis e sem laticínios, assim como ao número crescente de lançamentos de produtos com sabores inovadores”, avalia a GVR.
O relatório enfatiza que consumidores com intolerância à lactose e aqueles que buscam um consumo mais consciente favorecem o mercado de sorvetes veganos.
Além disso, cita que o setor de foodservice também está incorporando uma maior variedade de sabores de sorvetes sem ingredientes de origem animal.
Kerry e Yamo
Reflexo dessa realidade pode ser percebido em iniciativas de algumas empresas no Brasil. Em março, a Kerry, reconhecendo o aumento da demanda, lançou o composto KerryVeg, um ingrediente-base para a produção de sorvetes vegetais.
O gerente comercial André Franco diz que hoje a demanda é muito maior do que a disponibilidade, então é uma grande oportunidade a ser explorada.
“Supre a necessidade do mercado e do consumidor moderno que busca por alimentos e bebidas de ótimo sabor, nutritivos, saudáveis, confiáveis, rastreáveis, sustentáveis e acessíveis”, avalia.
Uma foodtech que tem se beneficiado com esse crescimento é a Yamo, que utiliza como principal ingrediente de seu sorvete o inhame cultivado em sua própria fazenda no Triângulo Mineiro.
Além do inhame, outro ingrediente comum em seus produtos é o tahine, a pasta de gergelim, que é rica em gorduras e também fornece uma dose de proteínas.
Hoje a marca presente em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro oferece sorvetes nos sabores chocolate, paçoquinha, paçoquinha zero açúcar, frutas vermelhas, maracujá com chocolate, banana com chocolate, coco, pistache zero açúcar e abacate.
Os sorvetes, segundo a Yamo, são produzidos com frutas in natura, garantindo doçura, frescor e acidez. “Nossos produtos possuem um alto valor nutricional, mas sem a adição de gordura, conservantes, açúcar refinado e leite.”
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