Proibição da pecuária industrial é rejeitada na Suíça

Foto: Andrew Skowron

Após receber uma petição on-line com mais de 100 mil assinaturas reivindicando o fim da pecuária industrial na Suíça, o governo suíço decidiu realizar um plebiscito por meio do aplicativo governamental VoteInfo para saber se a maioria da população concorda ou não com a ideia.

Esta semana o governo suíço divulgou que 62,9% da população é contra a proibição. A organização Sentience Politics, responsável pela petição, publicou uma nota destacando que “ficaram desapontados com o resultado”.

“Pelo menos conseguimos mobilizar muitas pessoas na Suíça e no exterior graças à nossa campanha, que reuniu entidades em defesa dos direitos animais e do meio ambiente. Continuaremos a nossa missão de aproximar o interesse dos animais do coração da sociedade.”

O que teria influenciado a votação desfavorável foi que o governo divulgou que a proposta poderia aumentar os preços dos alimentos e violar acordos comerciais. Alguns suíços alegaram que as pessoas podem “mudar por si mesmas, sem a necessidade de uma estrutural legal para isso”.

O texto da petição que pede o fim da pecuária industrial estabelece, entre outras especificações, que “os animais precisam ter acesso ao ar livre”, e se aplica tanto à pecuária industrial intensiva do país quanto à importação de animais e aquisição de produtos de origem animal originários desse sistema.

A medida foi defendida por grupos em defesa dos animais como uma ação que poderia gerar uma desaceleração na produção de carne no país. Eles também sustentaram que a iniciativa chama atenção para como o processo de criação de animais para consumo é nocivo e problemático.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *