Projeto vegano é selecionado pela Prefeitura de Arroio Grande (RS)

“Foi divulgado pela Secretaria de uma cidade do interior com forte produção pecuarista. Foi uma grande satisfação e surpresa”, diz Diana (Imagem: Reprodução)

Um projeto fotográfico que tem a libertação animal como tema foi selecionado pela Secretaria Municipal de Cultura de Arroio Grande (RS). A decisão surpreendeu até mesmo a realizadora e ativista vegana Diana Domingues Araújo.

“Considerando o teor crítico a atividades como a pecuária, acreditava que não aceitariam o projeto. Foi divulgado pela Secretaria de uma cidade do interior com forte produção pecuarista. Enfim, uma grande satisfação e surpresa”, diz Diana.

O projeto fotográfico “Confinados” deu origem a um vídeo com duração de menos de três minutos e disponibilizado na semana passada que começa abordando o desconforto humano diante da necessidade de isolamento social durante a pandemia de covid-19. Porém, logo no início manda uma mensagem: “Se coloque no lugar daqueles que passam suas vidas em confinamento.”

Na sequência, o espectador é convidado a refletir sobre a situação de animais de diferentes espécies que exploramos com alguma finalidade em nosso benefício, incluindo consumo e entretenimento. As imagens trazem, de forma simbólica, pessoas no lugar dos animais.

Cães, ursos, baleias, bezerros, vacas, galinhas poedeiras, cavalos, leoas, macacos e pássaros estão entre as vítimas lembradas em “Confinados”. São animais que vivem a realidade das mais diversas formas de cativeiro antes de serem descartados ou reduzidos a alimentos e outros produtos.

“Estou há dez anos nesta jaula. Nunca mais vi meus irmãos”; “Presa nesta máquina enquanto roubam o leite do meu filho”; “Os humanos pagam pra me ver presa. Nunca nadei livremente”; “Vivo em uma caixa de 50 centímetros quadrados, com mais sete galinhas”; e “Me prendem e me machucam para testar novos produtos” são algumas das reflexões propostas pela iniciativa de Diana Domingues Araújo.

“Em breve, estaremos livres novamente. E eles, quando terão liberdade?”, questiona na cena final do projeto contemplado pelo Edital Viralize + Cultura na Rede, disponibilizado no canal AGTV Web na semana passada.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *