Embora hoje não seja tão comum ouvir falar em proteína de batata, uma pesquisa revela que provavelmente não será assim por muito tempo. Mais uma alternativa vegana, a proteína de batata é um subproduto obtido a partir de um processo de separação do amido.
“É uma rica fonte de proteína digestível, com um rico perfil de aminoácidos, e é extraída do suco de batata por meio de precipitação e centrifugação”, informa o Imarc Group em pesquisa divulgada neste mês de janeiro.
Em 2021, o mercado global de proteína de batata atingiu um valor de U$$ 371,6 milhões. Para 2027, a estimativa é de pelo menos US$ 565,3 milhões.
Hoje, o produto está ganhando mais espaço como ingrediente na indústria alimentícia. “A proteína está sendo utilizada na fabricação de fórmulas infantis, suplementos nutracêuticos, produtos de panificação, confeitaria, sorvetes, cereais, sopas e lanches.”
Uma alternativa às proteínas de origem animal, a proteína de batata já tem versões concentradas, isoladas e hidrolisadas.
“Há uma perspectiva positiva para o mercado, com a mudança da preferência do consumidor em relação aos padrões alimentares, o que favorece a demanda crescente por proteína de batata como eficaz fonte de proteína vegetal.”
Segundo a pesquisa, o produto tem propriedades funcionais, o que deve favorecer mais seu uso na produção de bebidas esportivas e suplementos.
“Além disso, espera-se que o lançamento de tecnologias inovadoras de extração de proteínas isoladas que minimizam a desnaturação de proteínas e a perda de funcionalidade levem o mercado ao crescimento”, conclui a pesquisa.
Uma resposta
Ola!!!
Tenho procurado proteína de batata e nao consigo comprar a nao ser em capsulas. Saberia me dizer onde/qual empresa consigo comprar para usar com fim culinário?
obrigada