A proteína de grão-de-bico já é uma promessa do mercado de produtos alimentícios veganos. Uma prova disso é a realidade da startup israelense InnovoPro, que este mês arrecadou o equivalente a R$ 82,2 milhões para ampliar sua produção, e parte desse dinheiro vem da maior rede de supermercados da Suíça.
O produto à base de grão-de-bico com 70% de proteínas deve beneficiar empresas que hoje criam alternativas às carnes e aos laticínios, além contribuir com segmentos de panificação, confeitaria, sorvetes e nutrição esportiva – como substituto da proteína do soro do leite (whey protein), caseína e albumina.
Entre os investidores que veem na proteína concentrada de grão-de-bico o futuro da indústria de alimentos está a Migros, maior rede de supermercados da Suíça, que já oferece mais de 500 produtos veganos.
Segundo a CEO da InnovoPro, Taly Nechushtan, os recursos serão utilizados tanto na ampliação da capacidade de produção quanto no desenvolvimento de pesquisas e marketing.
“A crescente demanda por proteínas vegetais está estabelecendo novos recordes a cada ano que passa”, diz Taly, que sustenta que a InnovoPro tem condições de liderar uma nova categoria de proteínas alternativas que agregam valor em qualidade nutricional e reais benefícios à saúde.
“Esse é um enorme mercado em transformação que se inclina para uma nutrição mais equilibrada, nutrição que não será apenas baseada em vegetais, mas também saudável e sustentável. Os consumidores estão exigindo que a indústria de alimentos forneça mais alternativas e opções mais diversificadas do que apenas soja e milho”, avalia.
A Jerusalem Venture Partners (JVP), responsável pela captação de recursos para a InnovoPro, defende que o mundo precisa de proteínas novas e inovadoras, de boas alternativas às indústrias de carnes e laticínios. Em seu site, a InnovoPro diz que está preparada para liderar a revolução da proteína à base de grão-de-bico.