Quantos animais estão sendo mortos agora para consumo?

(Fotos: Aitor Garmendia/Tras Los Muros)

Quantos animais estão sendo mortos agora para consumo? Se considerarmos a estimativa de 6,037 bilhões de animais enviados para os matadouros somente no Brasil no ano passado com base em dados do IBGE, isso significa 11,63 mil por minuto. Mas, claro, estou citando “apenas” frangos, suínos e bovinos.

Como achar isso normal? São apenas 60 segundos e mais de 11 mil indivíduos mortos – degolados e sangrados até restarem apenas carcaças – corpos pendurados que serão esfolados e terão alguns membros removidos.

Tanta gente quer comer. As pessoas veem isso como um direito que deve ser garantido a partir da violência e ausência de direito à vida imposta àqueles que não são humanos.

É um despojo naturalizado, mas brutal, aberrante, e o que sobra, talvez nem a lembrança; o resto vira produto, e o que não vira produto vai para o lixo. Esta é a consideração atribuída aos animais.

Imagine se pegássemos 11,63 mil animais abatidos em 60 segundos e fizéssemos uma pilha com esses corpos sem vida. Seria visível ao longe.

Ao lado, apenas uma placa – um minuto, em um minuto é isto que o hábito de consumir carne promove neste país. Mas é uma carnificina legitimada, pela própria ausência humana de reconhecer o impacto de um sofrimento ignorado porque “não é seu”.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *