Que tipo de mensagem passamos quando matamos um animal?

Pintura: Dana Ellyn

O que leva uma pessoa a tirar foto sorrindo com um animal morto? Você já pensou sobre isso? Considera normal? Aceitável? Por que deveríamos celebrar a morte de criaturas que não nos causam qualquer mal? E mesmo que causassem, consideradas as proporções, isso seria justo? Moral? Ético?

Que tipo de mensagem passamos quando, de maneira jocosa, erguemos um animal morto pelas orelhas, pelas patas, pelo couro ou pelo dorso enquanto seus olhos já não mostram nada a não ser uma ideia concreta de finitude? Como sorrir segurando um corpo desfalecido, um cadáver?

Os animais que matamos para consumo, outro tipo de uso ou até mesmo nenhum não existem ou existiram sozinhos – eles vieram de algum lugar, de alguém. Têm ou tiveram mães, pais, irmãos, irmãs – todo um contexto social, já que não apenas nós humanos somos seres sociais, mas animais de muitas outras espécies também. E mesmo que não tivessem ninguém, e vivessem no mais pleno ostracismo, ainda assim não teríamos tal direito de privar-lhes da vida.

Não é tão raro um sujeito estar junto a um animal morto, o sangue daquela criatura desfalecida ainda quente em contato com a sua mão, mas ele está em frenesi – tão imerso no desconhecimento, no obscurantismo e na ignorância que nem se dá conta de que a sua satisfação e o seu prazer estão associados à morte. E deveria a morte violenta, coercitiva e indesejada ser associada às coisas boas da vida? Como podemos vincular violência e tortura de vulneráveis ao prazer? Deleite? Contentamento?

Deveríamos sorrir quando matamos animais porque queremos?

Deveríamos sorrir quando matamos animais porque queremos e podemos? Talvez seja a valiosa lição de que há vidas que podemos suprimir, destruir, exterminar sem qualquer prejuízo consciencioso ou moral? Deveríamos comemorar? Vibrar? Mesmo nos casos em que um animal é apontado como um problema, o ser humano opta sempre pela solução mais fácil – que é exterminá-lo o mais rápido possível. “Matemos e está resolvido!” Não se fala em alternativas, porque alternativas “custam caro”, e vidas não humanas valem pouco.

Nesse aniquilamento ignora-se que quem morreu não queria morrer – mas apenas viver à sua maneira, não importando conceitos confusamente abstratos ou a racionalização humana da felicidade ou da tristeza. Há quem diga que matamos determinadas espécies porque esse é o papel delas, assim como outros alegam que matamos específicas criaturas porque tornaram-se “pragas”.

Se o papel delas é esse, por que nasceram sencientes, e com níveis distintos e equiparáveis de consciência e inteligência? Com habilidades sociais. Não seriam características a serem consideradas moralmente? Além disso, independente de mais ou menos inteligência, assim como nós, não partilham do desejo pela morte precoce.

Importante também é considerar que diante de tanto impacto que causamos ao mundo em proporções desmedidas e pouco refletidas há milhares de anos, e de forma mais visceral há centenas de anos, será que temos o direito de chamar qualquer espécie de pinima, de praga?

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

5 respostas

  1. Agradeço por seus textos. Expressam exatamente o que pensamos e queremos transmitir aos demais. E sempre nos fazem refletir muito, nos ajudando cada vez mais. Obrigada!

  2. Perfeito seu texto, conseguiu expressar com realidade a supremacia do ser humano e a subjugação do animal não humano, preciso compartilhar isso, necessitamos de explanações que nos clareie as mentes nesse momento doloroso perante a decisão do STF… Gratidão!

  3. David, impressionante a precisão e clareza com que você coloca as palavras, fazendo-nos refletir sobre como lidamos com os animais: Eu, sendo vegana, sinto repulsa, muitas vezes ódio e uma dor excruciante dentro de mim porque considero qualquer tipo de morte de animais de uma crueldade e prepotência absurdas, mesmo porque muitos se gabam de terem matado de forma cruel, fria um ser indefesso, muitas vezes à beira da extinção apenas para mostrar “sua superioridade”. Triste e deprimente demais.
    Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *