Recanto produz alimentos sustentáveis e contribui com a preservação da Mata Atlântica

Bete e Júnior oferecem produtos a partir de cambuci e grumixama (Fotos: Recanto Magini)

Idealizado na década de 1970 por Joacir Magini, que queria desenvolver um projeto que pudesse ser benéfico para a família, mas também sustentável para a Mata Atlântica, o Recanto Magini tornou-se realidade décadas depois pela esposa Bete Sá e o Filho Júnior Magini.

A concretização de um projeto antigo começou em 2006, quando Bete participou do curso “Sementes para o Futuro”, onde aprendeu sobre o cultivo sustentável e preservação do cambuci.

Ela e o filho, que mantém o recanto no Polo Ecoturístico de São Paulo, no bairro de Parelheiros, na zona sul, região com bons índices de preservação ambiental, não trabalham com extrativismo, mas sim com cultivo de plantas nativas da Mata Atlântica.

No caso do cambuci, são 200 pés com produção anual de 500 quilos do fruto. “Os pés de cambuci ainda são juvenis, por isso nossa produção atual é pequena, mas produzimos também uvaia, grumixama, pitanga, jabuticaba, caraguatá, entre outras”, explica Júnior Magini, acrescentando que as matérias-primas vegetais são transformadas em produtos como brotos, geleias, xaropes, bebidas e vinagres.

Ele conta que também contribuem com famílias do entorno, com a compra de frutas, capacitação para beneficiamento dos frutos e orientando como preservar a palmeira juçara. Por exemplo, em vez de cortar a árvore, a orientação é colher o cacho com os frutos e processar fazendo polpa de juçara, uma excelente opção ao açaí, com propriedades nutricionais relevantes.

Hoje, o Recanto Magini disponibiliza mais de 30 produtos de origem vegetal com base no bioma Mata Atlântica. Além disso, oferece atividade de ecoturismo com educação ambiental.

“O [Instituto] AUÁ é uma peça importante na nossa história, começamos tudo depois do projeto Mudas, participamos da 2ª Rota Gastronômica do Cambuci de Parelheiros, que é uma iniciativa do AUÁ onde levamos mudas e geleias artesanais e alguns licores que estávamos começando a produzir à época”, explica.

E continua: “Em 2011, fomos convidados pelo Gabriel Menezes, presidente do Instituto AUÁ, a fazer parte da Rota do Cambuci. Desde então estamos no desenvolvimento cada vez mais, aprendendo, crescendo enquanto propósitos e negócio sustentável e hoje o Recanto Magrini possui renda que sustenta duas famílias com muito amor envolvido”.

Saiba Mais

Os produtos do Recanto Magini estão disponíveis por meio de diversos canais, pelo Instituto AUÁ, que faz a comercialização e distribuição, pela loja virtual do Recanto Magini e em algumas lojas físicas.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *