Rede planeja se tornar o primeiro partido animalista do Brasil

O partido Rede Sustentabilidade enviou esta semana à VEGAZETA um manifesto e uma carta-compromisso em que assume a responsabilidade de defender ativamente a causa animal no Brasil.

Segundo o partido, a carta deve ser assinada por candidatos da Rede já para as eleições municipais de novembro.

“Na perspectiva de consolidar a Rede como o primeiro e único partido animalista do Brasil, neste ano foi refundado o seu Elo Animal, instância setorial temática com participação de filiados e não filiados”, informa Danilo Coelho Alves de Sousa, membro do Elo Animal.

Ele explica que o estatuto da Rede está em fase de alterações e será relançado em 2021 com uma proposta voltada à “sustentabilidade animal”. “Um dos pilares do desenvolvimento sustentável, com o fito de transcender o antropocentrismo e o especismo inerentes ao conceito inicial de sustentabilidade”.

O que consta no manifesto e na carta-compromisso

No item 8 da plataforma de ação política publicada em seu manifesto, a Rede destaca que os direitos animais devem ser defendidos por meio da abolição de todas as formas de crueldade contra os animais, assim como por meio da garantia de políticas públicas para o bem-estar de animais urbanos, silvestres e ainda utilizados comercialmente.

Já a carta traz 18 compromissos da Rede com os animais, e começa informando que, sob o ponto de vista ético, é inapropriado estabelecer diferenças de direitos entre os animais não humanos e separá-los em categorias utilitaristas (domésticos, de produção, etc.), próprias de um especismo elitista que deve ser superado.

O documento também cita as implicações da criação de animais para consumo, tanto em relação a impacto ambiental quanto surgimento de doenças zoonóticas, e enaltece a importância de uma alimentação à base de vegetais.

Obrigações dos candidatos da Rede com os animais

Entre as obrigações dos candidatos da Rede eleitos para cargos majoritários (como prefeito) na gestão que se inicia em 2021 estão o mapeamento dos riscos relacionados à questão animal, criação de uma Frente Parlamentar pelos Direitos e Proteção Animais, implantação de uma Secretaria de Direitos e Proteção Animais (Sedipa) e planejamento e implementação de norma com a Estratégia Municipal de Proteção Animal e Trabalho Intersetorial pelos Animais (Empatia).

Também deverão instituir um Comitê Municipal de Direitos e Proteção Animais, ou instância similar. “Com ampla participação social, público e privada, para atuar efetiva e deliberativamente no planejamento, implementação e fiscalização das ações previstas na Empatia”, consta na carta-compromisso.

Os candidatos eleitos também devem defender a adoção do Orçamento Participativo Animal e a adoção gradativa de um padrão alimentar à base de vegetais em repartições, escolas públicas, eventos e cerimônias financiados com recursos públicos.

Saiba Mais

Apenas os candidatos da Rede que assinarem a carta-compromisso estão assumindo as responsabilidades com a causa animal descritas no documento.

Clique aqui para ler a carta compromisso na íntegra.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Anjos existem, embora sejam tímidos; imprescindível votar neles, só se não estiverem usando máscaras porque o perigo de manipulação das massas é grande, quando joio e trigo estão a crescer juntos na mesma Terra, neste apocalipse nosso de cada dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *