Reino Unido pretende ampliar pena para crimes contra animais

Projeto de proteção animal é de autoria do ministro do Meio Ambiente, Michel Gove (Foto: Divulgação)

Um projeto de lei de bem-estar animal de autoria do ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, Michael Gove, deve ampliar de seis meses para cinco anos a pena para crimes graves contra animais. O PL que tem recebido grande apoio de ONGs, do público e de parlamentares, ainda não encontrou nenhuma forte oposição.

De acordo com informações do site do governo britânico, o ministro do Bem-Estar Animal, Lord Gardiner, qualificou o projeto, que foi submetido à consulta em dezembro de 2017 e reconhece os animais como seres sencientes, como bastante positivo.

“Este governo está cumprindo nosso compromisso de tornar o Reino Unido um líder mundial no cuidado e proteção animal. Nossas propostas para aumentar as sentenças máximas para os agressores de animais conquistaram forte apoio. Vamos agora legislar para que os tribunais tenham o poder de punir os infratores corretamente”, declarou.

A necessidade de ampliar as sentenças máximas para crimes contra animais tem como justificativa o fato de que anualmente o Reino Unido registra muitos casos de abusos, mas até então os tribunais eram obrigados a aceitar o fato de que as penas não poderiam ser ampliadas.

No ano passado, por exemplo, um homem treinou cães para torturar outros animais na Inglaterra, incluindo raposas. Mas a lei vigente não permitia condená-lo a mais do que seis meses de prisão.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *