Reunião do governo do RS sobre fim das corridas de galgos será na sexta

“O CRMV-RS se posiciona contra a prática no estado, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo” (Foto: Reprodução)

No Rio Grande do Sul, a reunião do governo estadual sobre o fim das corridas de galgos será na sexta-feira (5). Agendado pela secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, o encontro terá a participação do governador Eduardo Leite, do Movimento Galgo Livre BR e do Núcleo Bageense de Proteção Animal (NBPA), entre outros.

O Galgo Livre BR há anos defende o fim das corridas de galgos, iniciativa que vem ganhando mais apoio. Exemplo é um ofício que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) enviou este mês ao Ministério Público solicitando intervenção nas corridas.

“O CRMV-RS se posiciona contra a prática no estado, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Em um momento em que a sociedade implora por igualdade, empatia, direito e respeito a uma vida digna, situações como essas precisam ser combatidas e reprimidas.”

Vale lembrar que em setembro de 2020 o Ministério Público de Bagé (RS) acolheu denúncia do Instituto Sulamericano de Estudos e Defesa Animal (i-Seda) contra as corridas de galgos, anunciando que daria início a investigações de maus-tratos no uso de cães nessa atividade em Bagé, onde o i-Seda apontou também relação entre as corridas e jogos de azar envolvendo menores de 18 anos.

Saiba Mais

Está tramitando na Câmara dos Deputados o PL 1441/2019, de autoria de Ricardo Izar (PP-SP), que aponta várias justificativas que reforçam a oposição ao uso desses animais em corridas, como múltiplos abusos físicos e psíquicos, o que vai contra o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9605/1995).

Clique aqui para opinar sobre o PL.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *