Quando Richard Wagner criticou o consumo de animais

"É terrível perceber como nossas vidas, como um todo, permanecem viciadas no prazer"

“Tenho observado a maneira como sou empurrado em direção à empatia pela miséria” (Foto: Reprodução)

Em 1905, o editor Willian Ashton Ellis publicou o livro “Richard Wagner to Mathilde Wesendonck”, que reúne conteúdo de cartas que Richard Wagner (1813-1883), um dos compositores mais importantes do romantismo alemão, escreveu à escritora Mathilde Wesendonck, que teve cinco de seus poemas transformados no ciclo de canções “Wesendonck Lieder”.

Na página 47, Wagner, que é mais conhecido internacionalmente por suas obras “Tristão e Isolda” e “O Anel dos Nibelungos”, critica, a partir de suas observações cotidianas, o consumo de animais, a violência que envolve esse hábito e a naturalização da crueldade.

Tais impressões contribuíram à época para motivá-lo a defender o vegetarianismo e a conceber a sua teoria da regeneração (baseada na abstenção do consumo de animais), também influenciando outros artistas como o compositor austríaco pós-romântico Gustav Mahler: 

“Recentemente, enquanto eu estava na rua, meus olhos foram surpreendidos por uma cena em uma loja. Sem pensar, observei as mercadorias empilhadas e a limpeza, quando tomei consciência de um homem puxando uma galinha de dentro de uma gaiola. No mesmo instante, outro homem colocou sua mão dentro de outra gaiola e simplesmente arrancou a cabeça de uma galinha ainda viva.

O grito pavoroso do animal e os lamentáveis e mais fracos sons queixosos de terror me paralisaram e transfixaram minha alma. Desde então, sou incapaz de me livrar dessa impressão. É terrível perceber como nossas vidas, como um todo, permanecem viciadas no prazer, um prazer que repousa em um poço sem fundo da cruel miséria humana. Desde então, minha sensibilidade aumentou.

Tenho observado a maneira como sou empurrado em direção à empatia pela miséria; uma força que me inspira simpatia e me toca profundamente na medida em que desperta em mim um sentimento de quem reconhece o sofrimento de um companheiro. E vejo nesse sentimento o crescimento do meu ser moral e, presumivelmente, essa é a fonte da minha arte.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here