Robert Downey Jr investe em empresa que promete aperfeiçoar carnes e queijos vegetais

Por meio de seu fundo de venture capital FootPrint Coalition, o ator Robert Downey Jr está investindo na Motif FoodWorks, uma empresa de tecnologia em alimentos que promete aperfeiçoar queijos e carnes vegetais visando atrair consumidores que não se imaginam abdicando de produtos de origem animal.

Sediada em Boston, a Motif já desenvolveu o Hemami, que visa reproduzir por meio da proteína heme de origem não animal algumas características da carne. A empresa também desenvolveu o Appetex, uma tecnologia que imita a textura elástica do tecido animal, o que associa-se à suculência.

Segundo a Motif, o objetivo, que também é um desafio, é oferecer produtos melhores em relação à semelhança com alimentos de origem animal do que aqueles que estão disponíveis hoje no mercado.

“Se os alimentos à base de vegetais vão ter um impacto real na sustentabilidade, precisamos de uma abordagem que seja deliciosa e nutritiva”, disse Downey Jr. em um comunicado.

“Ao se concentrar em opções mais saborosas e mais saudáveis, a Motif não está apenas fazendo a diferença nos produtos de hoje, mas reimaginando o futuro dos alimentos à base de vegetais de amanhã.”

A empresa de tecnologia em alimentos tem trabalhado em parceria com o professor Alejandro Marangoni, da Universidade de Guelph, no Canadá, no desenvolvimento de tecnologias que prometem criar queijos vegetais que esticam e derretem como as versões tradicionais – o que vai ao encontro de uma reclamação constante de consumidores em relação aos queijos vegetais disponíveis no mercado.

Segundo a empresa, isso pode ser possível por meio da manipulação de prolaminas – proteínas vegetais encontradas, por exemplo, no trigo, milho e aveia.

Os primeiros produtos da Motiff que chegarão ao mercado ainda este ano são os hambúrgueres. Em 2023, a empresa pretende lançar alternativas à carne de frango.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *