Se posso não causar dor aos animais, por que causá-la?

Se você entende que isso é desnecessário e errado, você compreende essa premissa como um imperativo moral (Acervo: Brightside Farm Sanctuary)

Quando as pessoas não concordam em abster-se de encarar animais como fontes de produtos ou algum meio para um fim, então infelizmente elas concordam com a exploração e com a matança de animais, já que as duas ações estão associadas.

Há muito tempo entendemos que não matar seres humanos é um imperativo moral, assim como não matar animais não humanos apenas “porque podemos e queremos” também deveria ser, já que, em algum nível, sabemos quais são as implicações disso, e não falo sob uma perspectiva legal, mas sim de simples ponderação sobre o estado de senciência e consciência animal.

Se posso não causar dor, por que causá-la? Se posso não interferir negativamente na vida de um animal, por que fazê-lo? Se você entende que isso é desnecessário e errado, logo não deve ser praticado, você compreende essa premissa como um imperativo moral, porque você considera inadmissível “escolher comer algo” que custa condicionamento, privação, sofrimento e morte.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *