E se um clube de rugby adotasse uma dieta à base de plantas?

Esta é a meta do capitão Darius Boyd, do Brisbane Broncos, da capital do estado de Queensland

Boyd se inspirou no documentário “The Game Changers”, que mostra os benefícios de uma dieta à base de plantas para atletas (Foto: AAP)

E se os jogadores de um clube da principal liga australiana de rugby substituíssem todos os alimentos de origem animal por alimentos de origem vegetal? Esta é a meta do capitão Darius Boyd, do Brisbane Broncos, da capital do estado de Queensland.

Inspirado pelo documentário “The Game Changers”, dirigido por Louie Psihoyos, que mostra os benefícios de uma dieta sem alimentos de origem animal no mundo dos esportes, Boyd decidiu adotar uma dieta à base de plantas, e desde então tem tentado convencer os companheiros a seguirem pelo mesmo caminho.

Segundo o jornal Courier Mail, da Austrália, Boyd defende que uma dieta à base de vegetais pode ser bem mais saudável e garantir ao time melhor desempenho, considerando inclusive os resultados de seus últimos jogos.

“Darbs assistiu ao filme e sugeriu isso [uma dieta à base de vegetais]”, disse o companheiro de clube Corey Oates, acrescentando que o capitão do time está tão empolgado que tem falado sobre o assunto com todos os outros atletas. Alguns já se mostraram dispostos a dar uma chance à dieta do capitão influenciado pelo documentário produzido por James Wilks, James Cameron e Arnold Schwarzenegger.

E Darius Boyd não é o primeiro a fazer isso no rugby australiano. Os veganos Kelly Benson e Mitchell Allgood são prova disso:

Atleta decidiu se tornar vegano depois de ver o que acontece “a portas fechadas” nos matadouros (Foto: The Newcastle Herald)

Sucesso com serviço de entrega de comida vegana

Depois de se tornar vegano há três anos, o jogador de rugby australiano Kelly Benson, talonador do Macquarie Scorpions, decidiu investir em um serviço de entrega de comida vegana. Com o Newcastle Vegan Eats, desde o ano passado ele tem feito sucesso ao facilitar a vida de quem optou por uma alimentação sem ingredientes de origem animal.

Além de ser uma boa oportunidade para quem não sabe como suprir as próprias necessidades nutricionais diárias, a iniciativa também tem contribuído para motivar outros companheiros de clube a deixarem as carnes, os ovos e os laticínios de lado. Outro diferencial é que as refeições oferecidas pelo serviço de entregas de Benson são baseadas em ingredientes orgânicos.

O atleta decidiu se tornar vegano depois de ver o que acontece “a portas fechadas” nos matadouros. “Não queria contribuir com isso”, justificou em entrevista ao The Newcastle Herald. Sem imaginar, o veganismo também significou economia para o jogador, já que seus gastos no mercado caíram pela metade. Com a dieta certa à base de vegetais, ele ainda percebeu outros benefícios como a redução da inflamação na pele e mais facilidade para perder peso.

Atleta que atua como pilar se tornou vegano há mais de três anos (Foto: NRL)

“Se consegui me tornar vegano, qualquer um consegue”

Quem vê hoje o jogador australiano Mitchell Allgood, que disputa o principal campeonato de rugby da Austrália, não imagina que em 2012 ele bateu o recorde de consumo de schnitzel de frango – uma lembrança que já não tem qualquer relação com o seu estilo de vida atual. “Eu nem sei mais como é o gosto da carne”, disse Allgood, segundo a NRL.

O atleta de 29 anos que atua como pilar do do St George Illawarra Dragons se tornou vegano há mais de três anos, quando era jogador do Hull Kingston Rovers na Super Liga. “Se eu consegui me tornar vegano, qualquer um consegue”, declarou Mitchell que atualmente tem influenciado outros atletas a seguirem o mesmo caminho.

Seguindo os passos de Allgood também estão Mose Masoe, Kieran Moss, Jordan Pereira e Darren Nicholls. “Eu não saio fazendo alarde, mas alguns dos garotos mudaram suas dietas e também estão vendo os benefícios imediatos em desempenho e saúde. Estão se sentindo muito melhor e estão realmente gostando disso”, enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here