Sea Shepherd aposenta navio usado para salvar mais de seis mil baleias

Steve Irwin era um navio de patrulha pesqueira escocês, construído em 1975 (Acervo: Sea Shepherd)

A organização de conservação da vida marinha Sea Shepherd anunciou na semana passada que está aposentando o seu principal navio, Steve Irwin, usado para salvar mais de seis mil baleias desde 2007.

“Steve Irwin era um navio de patrulha pesqueira escocês, construído em 1975. Por isso, em essência, o Irwin tem defendido a vida selvagem marinha por toda a sua vida. A Sea Shepherd sempre teve grande orgulho e apreço por obter permissão da família Irwin para nomear o nosso navio, continuando o legado e homenageando o grande guerreiro da vida selvagem da Austrália”, informa a organização.

Com o navio, os membros da organização atravessaram tempestades terríveis e muito gelo em 11 anos de campanhas na Antártica, na Grande Barreira de Corais, na Grande Baía Australiana, nas Ilhas Faroé e no Mediterrâneo, além de impedirem a atuação de pescadores ilegais no Oceano Índico Meridional.

“Simplesmente não é sensato arriscar a vida de nossa tripulação além dos limites da praticidade. Apesar dos muitos riscos que assumimos ao longo dos anos, aprendemos quando segurar um navio e quando aposentá-lo, e lamentavelmente, a hora é de se aposentar. Mas as memórias, vitórias nas campanhas e as vidas salvas serão o legado duradouro de um navio que foi tão valente e corajoso quanto seu homônimo”, enfatiza o capitão Paul Watson, fundador da Sea Shepherd.

A organização procurou organizações e governos na tentativa de doar o Steve Irwin para um museu marítimo ou para ser transformado em um ponto de mergulho. Porém o plano não deu certo e por isso o navio será reciclado. “Juntamente com o Steve Irwin, fizemos história, salvando centenas de milhares de animais marinhos em defesa dos nossos oceanos, o principal suporte de vida da humanidade”, destaca a Sea Shepherd.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *