Segmento da CNN discute como o consumo de carne está prejudicando o planeta

Queimada e avanço da pecuária na Amazônia (Foto: AP)

Um segmento da CNN apresentado este mês por Fareed Zakaria com a participação de Ezra Klein, colunista do New York Times, discute como o consumo de carne está prejudicando o planeta.

Disponibilizado no canal da CNN no YouTube, “How Meat is Making the Planet Sick” mostra como a produção de carne está longe de ser sustentável e destaca também o absurdo de enviar para os matadouros 80 bilhões de animais por ano.

“Assim como eu, as pessoas estão vendo que consumir produtos de origem animal pode ser ruim não só para você, mas também para o planeta”, diz Zakaria logo no início. Ele acrescenta que ainda não é vegetariano, mas que está reduzindo o consumo de carne.

Sobre o impacto ambiental, o segmento exibe imagens do desmatamento da Amazônia que endossam as consequências do avanço da agropecuária na região.

Além disso, Fareed Zakaria frisa que metade de todas as terras habitáveis do planeta estão sendo utilizadas pela agricultura, e a maior parte pela pecuária, seja para formação de pastagens ou cultivo de grãos para alimentar animais que serão abatidos para consumo.

“As pessoas gostam de carne, eu gosto de carne. Não estou aqui para dizer a ninguém que não é deliciosa. Mas o que isso está fazendo ao planeta e o que está fazendo aos animais é algo que deve preocupar todos nós”, diz Ezra Klein, que revela ainda preocupação com possíveis novas pandemias associadas ao impacto da produção de carne, que hoje tem atraído atenção também pelo uso excessivo de antibióticos, o que favorece a resistência antimicrobiana.

Para o colunista do New York Times, o consumo de carne hoje significa muito sofrimento animal, mas também muito sofrimento humano se ponderarmos sobre todas as consequências desse sistema alimentar.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *