Segundo estudo, suínos têm sensibilidade à música

Foto: Roy Buri/Pixabay

De acordo com um estudo publicado em março na revista científica Nature, os suínos têm sensibilidade à música. A conclusão é baseada em um experimento com 16 peças musicais instrumentais originais.

“Os suínos têm sensibilidade auditiva semelhante aos primatas, sendo capazes de distinguir tons de diferentes frequências”, informa a pesquisa realizada por Juliana Zapata Cardona, Maria Camila Ceballos, Ariel Marcel Tarazona Morales, Edimer David Jaramillo e Berardo de Jesús Rodríguez.

“Há evidências e perspectivas teóricas indicando que várias áreas cerebrais podem ser determinantes para processar e apreciar a música e nós (humanos) as compartilhamos de forma homóloga com todos os outros mamíferos.”

O estudo também identificou diversidade de reações à música, o que significa que as composições podem ter um impacto diferente de um porco para o outro.

“Nossos resultados demonstraram que leitões expostos à música apresentaram uma grande variedade de respostas emocionais com diversas valências afetivas, dependendo da estrutura harmônica do estímulo.”

Para distinguir o nível de sensibilidade dos animais em relação à música, foram apresentadas peças determinadas como dissonantes, com configuração harmônica consonantal ou ausência de harmonia.

Com isso, foram identificados diferentes estados afetivos relacionados à estrutura musical utilizada. “Os porcos são capazes de discriminar pessoas conhecidas, estranhos e objetos com base em sinais visuais, auditivos e olfativos. Essas características cognitivas e sensoriais tornam a espécie particularmente interessante como modelo para estudar os efeitos da música nas emoções”, destaca o estudo conduzido por pesquisadores que atuam na Colômbia e no Canadá.

A pesquisa informa que a média de cada resposta emocional foi maior em comparação aos períodos sem música. “Inferimos que a expressão das respostas emocionais dos porcos foi mais intensa e diversificada durante a exposição à música.”

Nos intervalos que precediam a uma nova peça também foi percebida uma reação dos animais que surgiu como efeito da estimulação musical. “Houve diferenças significativas durante a exposição musical nos estados de índices de emoção positiva e negativa em relação aos demais períodos”, revela o estudo. “A música pode gerar mudanças de humor que podem ser sustentadas após a estimulação.”

De acordo com a pesquisa, as descobertas são inéditas porque os efeitos da exposição musical sobre a emoção dos porcos domésticos não foram investigados e os poucos relatos existentes sobre a espécie focaram no comportamento, com resultados inconsistentes.

“Houve maior nível de relaxamento nos porcos após o término da estimulação musical; isso foi explicado pelo aumento da atividade durante os tratamentos, onde eles estavam ocupados realizando comportamentos sociais, incluindo brincadeiras.”

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *