Segundo pesquisa, desenvolvimento do mercado de alimentos veganos abre caminho para uma transição global

De acordo com uma pesquisa da BCC Research, o mercado global de alimentos veganos deve atingir um valor de US$ 91,9 bilhões até 2027. Analisando essa expansão, a conclusão é de que o desenvolvimento do mercado abre caminho para uma transição global.

“Novos desenvolvimentos surgem a cada ano, abrindo caminho para uma transição global para um sistema alimentar mais justo, seguro e sustentável. A indústria de produtos veganos tem experimentado seu crescimento mais ativo, e muitos sinais apontam para isso como o início de uma corrida por novos produtos veganos em escala global”, avalia a BCC.

A pesquisa enfatiza que além dos produtos veganos serem uma alternativa mais ética em relação ao bem-estar animal, os consumidores podem colaborar com a redução dos efeitos do sistema alimentar no meio ambiente, assim como de riscos de doenças zoonóticas e resistência a antibióticos em decorrência de seu uso excessivo na pecuária.

“O interesse do consumidor em alimentos veganos é influenciado por vários fatores, incluindo [também] a expansão da pesquisa sobre as vantagens para a saúde de boas dietas à base de vegetais, o aumento do apoio de profissionais médicos e a expansão da cobertura da mídia sobre essas vantagens”, cita a BCC.

E continua: “Além disso, ao adotar uma dieta vegana, os consumidores podem ajudar a minimizar a poluição do ar e da água, diminuir a perda de biodiversidade e proteger os oceanos. As dietas veganas são o futuro da indústria de alimentos, assim como as fontes de energia renováveis são o futuro da indústria de energia. À medida que a comunidade internacional trabalha para reduzir os riscos climáticos, os alimentos veganos representam uma grande oportunidade para ajudar os seres humanos a atingir emissões líquidas zero; no entanto, mais financiamento e P&D de acesso aberto são necessários.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *