Segundo relatório, proteínas alternativas precisam ser mais saudáveis e saborosas  

Foto: Pixabay

Os consumidores latino-americanos têm uma percepção referente à sustentabilidade que está em crescente evolução. Segundo a Kerry, há uma mudança na mente do consumidor e o tema está sendo associado também à saúde e nutrição.

Em seu relatório “Sustainability on the Move: Acting on Consumers’ Sustainability Goals”, a Kerry aponta que a sustentabilidade é de sua importância na produção de proteínas alternativas, já que o objetivo também é buscar um impacto ambiental positivo, o que significa maior atenção a uma nutrição sustentável alcançada também por meio de produtos com rótulos limpos.

O estudo menciona que 81% dos consumidores e frontrunners (pioneiros) afirmam que a sustentabilidade é muito importante na categoria de alternativas à carne ou carnes vegetais. Os principais consumidores, também chamados de “seguidores”, estão localizados principalmente no Brasil, México, Colômbia e Argentina.

Entre os critérios mais importantes de sustentabilidade na compra de proteínas alternativas, a preservação e cuidado da atmosfera e do meio ambiente são apontados como mais importantes, com 47%, seguidos pelas embalagens dos produtos, por exemplo, recicláveis, biodegradáveis com 45% e saúde e nutrição com a mesma porcentagem; e finalmente o bem-estar e proteção animal com 43%.

Alguns dos atributos citados como mais importantes das carnes vegetais e outras proteínas alternativas são o não uso de hormônios, livre de antibióticos, eticamente criado/produzido, embalagem sustentável e rótulo limpo.

O relatório aponta ainda que entre os objetivos que a indústria alimentícia em geral enfrenta está o de ser capaz de produzir alimentos mais saudáveis e saborosos, que oferecem diversas soluções para atender às necessidades de sabor, textura, nutrição e funcionalidade em alimentos à base de vegetais.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *