Seis motivos para você não consumir laticínios

Normalmente os machos são separados das mães logo nos primeiros dias (Foto: Jo-Anne McArthur/We Animals)

A separação precoce de mãe e filho

Quando as vacas e seus bezerros podem levar uma vida natural, os machos chegam a mamar por até um ano. Porém, isso é o que menos acontece no sistema de produção leiteira, já que os machos são separados das mães logo nos primeiros dias. Como consequência, a vaca sofre bastante com a separação.

Filhotes forçados a usarem tabuleta

Tabuletas são artigos instalados nas narinas dos bezerros para impedir que consigam mamar, e que podem ser de plástico, metal, lata, etc. Ou seja, são utilizadas para forçar o desmame do bezerro.

Bezerros são descartáveis para a indústria de laticínios

Quando os bezerros não representam lucro, que é o caso dos machos na indústria leiteira, isso significa que são descartáveis. Sendo assim, logo são mortos. Realmente o Brasil não tem a cultura do consumo de vitela, da carne de bezerro. No entanto, isso não impede a exportação de bezerros vivos ou da carne de vitela para que seja consumida em outros países, caso haja interesse.

Vacas também são enviadas ao matadouro

Mais cedo ou mais tarde, as vacas leiteiras são enviadas ao matadouro e reduzidas a pedaços de carne que podem se tornar hambúrgueres comercializados em mercados. A justificativa mais comum é a queda na produção leiteira associada à exaustão animal.

Laticínios contribuem com as mudanças climáticas

A produção de um copo de leite de vaca gera até três vezes mais emissões de gases do efeito estufa do que a produção de um copo de leite de origem vegetal, o que contribui com as mudanças climáticas, segundo o pesquisador Joseph Poore, da Universidade de Oxford.

Seres humanos não precisam do leite de outros animais

Leite é um alimento produzido por mamíferos para alimentarem seus bebês. Realmente seres humanos dependem do leite, mas somente até o momento em que seu sistema digestivo se adapte a uma alimentação sólida. Nesse período, não é necessário mais do que o leite materno. Depois que passam a se alimentar de sólidos, o consumo de leite é dispensável, de acordo com o pesquisador Walter Willet, da Universidade Harvard. 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *