Senado já pode abrir CPI da Crise Ambiental

CPI deve investigar desmonte ambiental do atual governo, que envolve redução de repasse de recursos e omissão (Fotos: Evaristo Sá/AFP/Gustavo Basso/National Geographic)

Depois de confirmar ontem (23) a coleta de 29 assinaturas, o Senado já pode abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o chamado desmonte ambiental que inclui responsabilidades do governo em relação ao recorde de incêndios na Amazônia e no Pantanal e redução inconstitucional do repasse de recursos para preservação do meio ambiente.

A coleta das assinaturas foi iniciada pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), coordenadora da Frente Ambientalista. A expectativa é de que a CPI seja instalada assim que retornarem as sessões presenciais, suspensas por causa da pandemia de coronavírus.

Eliziane acusa o presidente Jair Bolsonaro de ser negacionista em relação à gravidade da crise ambiental no Brasil e também de negar que o governo tenha culpa sobre a atual situação. A senadora ainda classifica a atuação do governo como “extremamente deficitária” e afirma que enquanto a situação se agrava os investimentos na preservação do meio ambiente são cada vez menores.

Eliziane Gama defende que a situação não pode continuar como está porque há iminência de um boicote ao Brasil diante da repercussão internacional da crise ambiental.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *