Senado pode reconhecer rodeio crioulo como “atividade da cultura popular”

Projeto de lei de Cherini, aprovado por Lasier Martins, será votado por membros da Comissão de Educação, Cultura e Esportes (Fotos: Pablo Valadares/Agência Câmara/Geraldo Magela/Agência Senado)

Aprovado pelo senador e relator Lasier Martins (Podemos-RS), o PL 6575/2019, do deputado Giovani Cherini (PL-RS), que visa reconhecer o rodeio crioulo como “atividade da cultura popular”, será votado por membros da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

Na Câmara, a proposta já foi aprovada na atual gestão nas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania, após receber pareceres favoráveis dos deputados e relatores Luiz Lima (PL-RJ) e Neri Geller (PP-MT).

Entre as práticas que fazem parte do rodeio crioulo estão montaria, provas de laço, vaquejada, gineteada, pealo, chasque, cura de terneiro e provas de rédeas, entre outras. “Nas provas do pealo e da cura de terneiro, a derrubada do animal deverá ser feita nas formas tradicionais”, diz o autor do PL.

A proposta apresentada por Cherini é apoiada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). “Devemos dizer sim aos rodeios, garantindo a integridade física dos seus atores, peões, público e animais. Mais do que um evento, é uma festa cultural centenária que é saudada e cantada na voz de grandes artistas brasileiros”, alega o deputado.

O senador Lasier Martins diz em sua justificativa favorável ao PL que ‘entende que a proposição é bastante oportuna”. “Somos favoráveis à regulamentação do rodeio crioulo como atividade da cultura popular”, afirma Martins.

Ele define o rodeio crioulo como “manifestação das tradições do campo”. “Seu objetivo principal é permitir o convívio periódico entre os amantes dos costumes tradicionais gaúchos, desejosos de reviver as características que tão bem definem o sistema de vida na querência, assim como as manifestações culturais tradicionalistas gaúchas.”

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *