Senador quer acabar com fazendas industriais nos EUA

A iniciativa quer impor moratória às grandes operações que envolvem criação de animais nos moldes das fazendas industriais (Foto: Getty)

O senador e um dos pré-candidatos à presidência dos EUA pelo Partido Democrata, Cory Booker, anunciou ontem (16) em seu site que está propondo a Lei de Reforma do Sistema Agrícola, que prevê, entre outros objetivos, colocar um fim às fazendas industriais no país – onde animais são criados em grande quantidade e em pequenos espaços, e distantes de qualquer experiência que se aproxime de uma realidade animal natural.

O projeto impõe moratória às grandes operações que envolvem criação de animais nos moldes das fazendas industriais. Booker defende também que hoje a indústria da carne é dominada por grandes corporações.

“Um punhado de empresas passou a dominar a indústria de processamento de gado e aves. Muitas dessas empresas são integradas verticalmente, controlando estágios sucessivos da cadeia de alimentos”, critica o senador.

Ele aponta ainda que as grandes fazendas industriais produzem enormes quantidades de dejetos de origem animal e outros agentes poluentes nocivos (Foto: Getty)

E acrescenta: “As grandes fazendas industriais são prejudiciais às comunidades rurais, à saúde pública e ao meio ambiente, e devemos começar imediatamente a transição para um sistema mais sustentável e humano.”

Ele aponta ainda que as grandes fazendas industriais produzem enormes quantidades de dejetos de origem animal e outros agentes poluentes nocivos ligados a graves problemas ambientais e de saúde em comunidades agrícolas de todo o país. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, essas práticas agropecuárias são responsáveis por 1,4 bilhão de toneladas de resíduos por ano e somente nos EUA.

“O uso excessivo de antibióticos levou à geração e disseminação de bactérias resistentes a esses medicamentos”, alerta Cory Booker e lembra que recentemente a Associação Americana de Saúde Pública instou governos municipais, estaduais e federais a imporem uma moratória ao surgimento de novas fazendas industriais e àquelas que já existem e estão em expansão.

Bernie Sanders também é contra as fazendas industriais

O senador Bernie Sanders, do estado de Vermont, que na eleição passada concorreu à indicação do Partido Democrata para disputar a presidência dos Estados Unidos, publicou em maio no Twitter que as fazendas industriais são uma ameaça à água e ao ar.

“É inacreditável para mim que os republicanos no Congresso tenham trabalhado horas extras para isentar as fazendas industriais das leis ambientais.”

O senador do estado de Vermont é defensor do fim dos subsídios do governo para o grande agronegócio e defende a redistribuição de subsídios para pequenos agricultores nos EUA.

Sanders recebeu elogios pela sua postura e alguns seguidores no Twitter pediram que ele abordasse também em algum momento a realidade da crueldade contra os animais na agropecuária.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *