Se eleito, senador vegano promete acabar com todos os testes em animais nos EUA até 2025

“Muitas vezes as pessoas evitam a verdade sobre algo porque é inconveniente, porque sabem que isso não se alinha com seus valores e sua bússola moral” (Foto: Getty)

O senador vegano Cory Booker, do Partido Democrata, está prometendo acabar com todos os testes em animais nos Estados Unidos até 2025 se for eleito presidente. Segundo Booker, a forma como tratamos os animais é um teste do nosso caráter e diz muito sobre o nível de compaixão da nossa sociedade.

Entre as contribuições do congressista e pré-candidato à presidência pelo Partido Democrata estão a introdução de alguns projetos como o fim dos testes em animais na indústria cosmética, a criminalização da prática de se domesticar animais como leões e tigres e o fim do comércio de barbatanas de tubarão. Booker também é um dos defensores do Wild Act, que promove a conservação da vida selvagem e visa proteger espécies ameaçadas.

Agora o pré-candidato está assumindo também o compromisso de proteger todas as espécies ameaçadas e criminalizar a importação de “troféus de caça” de elefantes, leões e outros animais silvestres ameaçados.  Ele também prometeu elevar a crime federal atos extremos de crueldade animal. Para isso, se comprometeu em criar no Departamento de Justiça uma unidade dedicada a lidar com esses crimes.

As propostas de bem-estar animal também incluem a criação e recuperação de milhões de hectares de habitat da vida selvagem, além da restauração e proteção de ecossistemas; assim como o banimento de utilização de armadilhas, especialmente “mandíbulas de aço”, em refúgios da vida selvagem e outros territórios federais.

Com a intenção de acabar com os testes em animais até 2025, Cory Booker diz considerar essencial o incentivo e financiamento a métodos alternativos cientificamente confiáveis. Na sua plataforma de campanha também estão inclusas promessas de banimento das “fábricas de filhotes” de animais domésticos, proibição do uso de venenos para controle de predadores, promulgação da proibição nacional da venda de barbatanas de tubarão e criminalização da exportação de cavalos dos EUA com fins de consumo humano.

Cory Booker já era vegetariano nos anos 1990, quando tentou ser vegano. Embora não tenha conseguido à época, mais tarde abraçou o veganismo sem retroceder. “[Percebi que] eu não estava vivendo a minha verdade”, revelou a Vance Lehmkuhl do portal de notícias Philly, acrescentando que muitas vezes as pessoas evitam a verdade sobre algo porque é inconveniente, porque sabem que isso não se alinha com seus valores e sua bússola moral.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *