Senadores se opõem à liberação da pesca em Fernando de Noronha

Senadores também se opõem à federalização de Fernando de Noronha, defendida na quinta-feira passada (5) pelo presidente Jair Bolsonaro (Fotos: Reuters/Adriana Machado/Agência Senado)

Os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Humberto Costa (PT-PE) se posicionaram esta semana contra a liberação da pesca de sardinha em Fernando de Noronha após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assinar um termo de compromisso que autoriza a atividade no Parque Nacional Marinho.

“Entramos na Justiça Federal para anular autorização do governo federal para a pesca em Fernando de Noronha. Essa ‘licença’ descumpre leis ambientais e se soma ao desmonte das políticas de preservação dos ecossistemas executado pelo Ministério do Meio Ambiente”, declarou Fabiano Contarato, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado.

Os senadores também se opõem à federalização de Fernando de Noronha, defendida na quinta-feira passada (5) pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma live em que defendeu a pesca no arquipélago.

“A ideia do governo Bolsonaro de federalizar Fernando de Noronha é absurda. A Constituição garantiu que o local seria parte de Pernambuco. Nós, aqui do estado, não vamos permitir que Bolsonaro ameace Fernando de Noronha como está fazendo com a Amazônia e com o Pantanal”, criticou Humberto Costa.

E acrescentou: “Agora o governo federal tenta explorar de forma predatória aquele que é um patrimônio não só do Brasil, mas da humanidade.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Autorizações pró matança de espécies animais, de florestas, de eco sistemas e facultativos de leis que liberam armas de fogo, garimpagem e caçadas são o perfil infeliz da realidade brasileira, nossa pátria não tão amada assim por alguns, felizmente nem todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *