Será que faz bem consumir tofu?

“O tofu é uma boa fonte de proteínas e contém todos os nove aminoácidos essenciais"

É também uma valiosa fonte vegetal de ferro, cálcio, manganês, selênio e fósforo

Preparado a partir do leite de soja fresco e coalhado, o tofu é um queijo vegetal que começou a ganhar espaço fora da Ásia na década de 1960, por causa do interesse por uma alimentação mais saudável. À época, o que chamou a atenção foi a longevidade dos asiáticos que consumiam principalmente a soja fermentada no cotidiano. Mas será que realmente faz bem consumir tofu?

“O tofu é uma boa fonte de proteínas e contém todos os nove aminoácidos essenciais. É também uma valiosa fonte vegetal de ferro, cálcio, manganês, selênio e fósforo. Além disso, o tofu é uma boa fonte de magnésio, cobre, zinco e vitamina B1” informa a nutricionista Jo Lewin.

Nos últimos anos, o consumo de tofu também passou a ser associado com uma possível redução dos níveis de mau colesterol e também de sintomas associados à menopausa. No artigo “Straight Talk About Soy”, publicado no site da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, alimentos à base de soja como o tofu são classificados como ricos em nutrientes, vitamina B, fibras, potássio, magnésio e proteínas de alta qualidade, além de possivelmente contribuírem para evitar o surgimento de doenças cardíacas, câncer de mama e câncer de próstata.

“A soja é um alimento singular amplamente estudado por seus efeitos estrogênicos e anti-estrogênicos no corpo. Estudos podem parecer apresentar conclusões conflitantes sobre a soja, mas isso ocorre em grande parte devido à grande variação sobre como a soja é estudada. Os resultados de recentes estudos populacionais sugerem que a soja tem um efeito benéfico ou neutro sobre várias condições de saúde”, destaca a publicação da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard.

De acordo com o artigo, a soja é uma fonte de proteína rica em nutrientes que pode ser consumida com segurança várias vezes por semana, proporcionando benefícios à saúde, especialmente quando consumida como alternativa à carne vermelha e processada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here