Será que veganos são mentirosos?

Eles usam, matam esses animais e criam “mascotes felizes” dessas criaturas como um mecanismo reforçador de anuência – como um afago na consciência do consumidor (Imagens: Reprodução)

Vez ou outra, alguém diz que veganos são mentirosos, que propagam mentiras, calúnias e difamações sobre a indústria de carnes, ovos e laticínios. Será que isso é verdade? Bom, acredito que se isso fosse verdade, muitos teriam sido acusados e responsabilizados legalmente; e, claro, notícias sobre isso pululariam à exaustão.

Sabemos que se isso não acontece significa que o que é dito, escrito ou veiculado, normalmente é verdadeiro, e não o oposto. Além disso, acredito que inverdade é o trabalho de dissimulação factual e estética praticado pela indústria de carne, ovos, laticínios, entre outros alimentos e produtos de origem animal.

Quero dizer, como não considerar paradoxal a permissividade legal a uma publicidade e propaganda que apresenta bois, vacas, porcos, galinhas, frangos e perus como mascotes? Eles usam esses animais, mais cedo ou mais tarde, os matam e criam “mascotes felizes” dessas criaturas como um mecanismo reforçador de anuência – como um afago na consciência do consumidor. Então, ponderando isso, quem será que está mais próximo da mentira?

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *