Série de vídeos desmente políticos que afirmam que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente

Foto: Greenpeace

Uma iniciativa do Observatório do Clima, o Fakebook.eco lançou este mês o primeiro vídeo de uma série que abordará dez das mentiras mais frequentes sobre meio ambiente que compõem os discursos de candidatos.

Afirmações como “há muita terra para pouco índio”, “os dados do Inpe não são confiáveis” e “os países ricos já desmataram tudo e querem impedir o nosso progresso” estão sendo contestadas em peças curtas e de forma didática.

O objetivo, segundo o OC, “é dar a qualquer pessoa argumentos rápidos para rebater aquele tio do Whatsapp”. Todos os vídeos terão links com as referências usadas na checagem das informações.

O episódio de estreia é narrado pela atriz e apresentadora Marina Person, e explica por que, ao contrário do que dizem políticos situacionistas, o Brasil não é o país que mais preserva no mundo. Os vídeos são uma produção da Imaginária, com direção de Fred Rahal Mauro e Gisela Moreau e arte de Marina Quintanilha.

“A verdade é bem o contrário: o Brasil é o país que mais desmata. Atualmente mais de 40% da derrubada de florestas tropicais primárias no mundo acontece no Brasil”, afirma o vídeo disponível no canal do Observatório do Clima no Youtube:

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *