Sobre vegetarianismo, veganismo e a literatura

Pitágoras, um dos primeiros pensadores a contribuir com a consciência vegetariana ocidental (Arte: Reprodução)

Meus artigos sobre vegetarianismo e veganismo reproduzem visões de escritores e pensadores que deram sua contribuição ao mundo das mais diversas formas, e muitos são desconhecidos enquanto vegetarianos ou defensores dos animais.

Sim, alguns dos meus textos podem ser duros, críticos, mas na construção deles me coloco como jornalista que sou, alguém que pesquisa e escreve baseando-se em obras e registros deixados por autores que entraram para a história da literatura ficcional, não ficcional e da filosofia.

Faço isso com seriedade e disciplina, assim como tudo na minha vida. Não escrevo para que as pessoas concordem com o personagem ou se sintam ofendidas, mas sim para que reflitam. Meu objetivo sempre foi lançar dúvidas, não respostas.

Até alguns anos atrás, eu não sabia que ao longo da história tivemos tantos escritores e pensadores vegetarianos e simpatizantes, e muitos atuando em defesa dos animais. E muitas vezes tal aspecto da vida deles é pouco divulgado ou até desconhecido, embora os motivos não sejam claros.

Então é isso que tenho feito, tentado mostrar para quem se interessa pelo que escrevo que a preocupação com os animais, o vegetarianismo e até o veganismo existe há muito tempo e das mais variadas formas, sustentada em filosofias, opiniões e argumentos que vão dos mais sutis até o mais viscerais.

 





Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *