Sopão Vegano, um alento em forma de alimento para pessoas em situação de rua

O Sopão Vegano é sempre realizado no terceiro sábado do mês (Fotos: Sopão Vegano/Divulgação)

Há sete anos, um grupo de voluntários distribui sopão vegano para pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro. Os participantes se reúnem sempre no terceiro sábado do mês, impulsionados pela vontade em levar um alento em forma de alimento para quem normalmente não tem nada para comer e vive em estado de vulnerabilidade social.

A história do projeto que recebeu o nome de Sopão Vegano começou em um apartamento no Grajaú, na zona norte do Rio de Janeiro. Não era fácil, mas já era gratificante. Cinco pessoas faziam tudo – arrecadavam os alimentos, preparavam, limpavam e distribuíam. Muitas vezes o trabalho começava no sábado bem cedo e a distribuição terminava só de madrugada.

Com o tempo, mais pessoas se ofereceram para ajudar e o projeto cresceu. Não é mais necessário que todos participem de todas as etapas do Sopão Vegano que já beneficiou milhares de pessoas. Hoje os voluntários podem escolher turnos e datas de colaboração. Há quem participe de um turno, outros de dois, e há aqueles que se envolvem o máximo possível – chegando a três turnos.

Como o Sopão Vegano depende de voluntariado, os ingredientes usados no preparo são doados. Mas sempre doações em alimentos e tempo. O projeto não aceita dinheiro, mas sempre divulga em sua página no Facebook uma lista dos ingredientes necessários para o próximo sopão. Além disso, também recebe outros tipos de doações – como itens de higiene. O motivo? Os voluntários distribuem kits com sabonete, creme dental, xampu, etc.

“Você pode ajudar a recolher as doações, a cozinhar, a embalar os alimentos, a lavar louça. Ou pode participar da distribuição que é a parte final. Também temos uma preocupação em não desperdiçar. Tudo a gente reaproveita, inclusive embalagens, sacos, caixas”, relatam os voluntários. O maior objetivo é inspirar outras pessoas a realizarem ações similares. Ou seja, levar um alento em forma de bom alimento, mas isento da violência contra os animais.

Vale destacar ainda que o sopão vegano é nutricionalmente rico – baseado em boas fontes de carboidratos, proteínas e lipídios. “No ano passado um grupo de São Paulo iniciou uma distribuição de alimentos após conhecer o nosso trabalho”, comemoram.

Saiba Mais

Quem quiser contribuir de alguma forma, é só entrar em contato pela página do Sopão Vegano.

As doações podem ser entregues diretamente na Dona Vegana, no centro do Rio de Janeiro.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *