Governo do Sri Lanka vai proibir sacrifício de animais em templos hindus

Proibição de sacrifício em tempos hindus foi proposta pelo Ministério de Assuntos Religiosos (Foto: Nkar Travel)

O governo do Sri Lanka anunciou no mês passado que vai proibir o sacrifício ritual de animais em templos hindus. Um porta-voz do governo disse à BBC que a medida foi proposta pelo Ministério de Assuntos Religiosos, e que a maioria dos grupos hindus moderados a apoiam.

No país, as maiores vítimas de sacrifício são cabras, bezerros e galinhas oferecidos às divindades. No entanto, nos últimos anos houve um aumento do número de protestos por parte de ativistas e budistas, que consideram a prática desumana. Em festivais religiosos realizados por hindus e muçulmanos normalmente os animais são deixados sangrando até a morte.

Por isso, já faz tempo que parcela significativa da população passou a rejeitar a prática. Sobre a proibição do sacrifício ritual, uma parte dos hindus alegou que o banimento poderia afetar a liberdade religiosa, sob a justificativa de que a prática é uma tradição da fé. Ainda assim, a decisão do governo não gerou nenhuma grande oposição. Na realidade, muitos hindus a receberam positivamente.

Agora ativistas dos direitos animais do Sri Lanka e alguns líderes religiosos estão empenhados em coibir o sacrifício de animais praticado por muçulmanos, que representam o terceiro maior grupo religioso do país insular.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *