Startup desenvolve whey protein sem leite de animais

A empresa está usando um processo de fermentação que torna o soro do leite com matéria-prima desenvolvida em laboratório molecularmente idêntico ao soro de leite convencional (Foto: Divulgação)

A startup de tecnologia de alimentos, Perfect Day, de San Francisco, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um whey protein que não demanda leite de animais. Para conseguir isso, a startup imprime a sequência de DNA de uma vaca usando uma impressora 3D e a insere em uma linhagem de levedura obtida junto ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Então a levedura é fermentada para produzir tanto o whey protein quanto a caseína. A empresa está usando um processo de fermentação que torna o whey com matéria-prima desenvolvida em laboratório molecularmente idêntico ao soro de leite convencional.

No mês passado, os fundadores da Perfect Day, Ryan Pandya e Perumal Gandhi, revelaram que estão firmando uma parceria com a indústria Archer Daniels Midland para fabricarem o whey protein da Perfect Day em escala comercial, visando também oferecer opções para diversos segmentos da indústria alimentícia, em substituição à versão convencional. A previsão é de que em 2019 o produto ganhe o mercado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *