Startup lança imitação de bacon a partir de cogumelos

Produto baseado em seis ingredientes também traz gordura de coco na composição (Foto: Divulgação)

Após dois anos de pesquisas, a startup Atlast Food, fundada pela empresa de biomateriais Ecovative, dos EUA, anunciou este mês o lançamento de uma alternativa ao bacon à base de cogumelos.

O objetivo é ampliar a utilização do micélio dos cogumelos que a Ecovative já tem usado no desenvolvimento de outros produtos. Segundo a Atlast Food, o MyBacon é uma excelente alternativa porque imita muito bem o bacon.

Além disso, indo na contramão de produtos que ganham o mercado com um número elevado de ingredientes, a startup priorizou a sustentabilidade ao criar uma versão com apenas seis ingredientes.

Segundo a empresa, a única gordura na formulação do produto, que consiste em placas de micélio fatiadas, cozidas e temperadas, é proveniente do coco.

O produto é considerado bastante promissor, e chega ao mercado não em tiras, mas em pedaços inteiros.

“Você não pode apenas fazer linguiças, hambúrgueres e carne moída [de origem não animal como substitutos da carne]. É preciso oferecer cortes inteiros de alternativas à carne”, defendeu o fundador da Ecovative, Eben Bayer, segundo o Albany Business Review.

“Então, ao fazer um bacon cortado inteiro, estamos mostrando que podemos atender a diferentes setores.” A empresa também anunciou que ampliará em dez vezes sua área de produção de cogumelos para atender a demanda.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *