Indústria de substitutos de ovos deve valer U$ 1,6 bilhão até 2028

JUST Egg, alternativa vegana lançada pela startup JUST no final de agosto (Foto: JUST Egg)

A indústria global de substitutos de ovos, que hoje é avaliada em 980 milhões de dólares, deve valer 1,6 bilhão de dólares até 2028, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Facts MR.

Além do crescimento do vegetarianismo e do veganismo, o relatório informa que o surto de epidemias de aves registrados nos últimos anos tem desacelerado o consumo global de ovos. Segundo a Facts MR, por outro lado, cresce o número de empresas do ramo alimentício que estão substituindo os ovos por alternativas de origem vegetal.

“A indústria global de alimentos tem testemunhado uma mudança de paradigma nos últimos anos, com um número crescente de consumidores que preferem a dieta vegana a uma dieta não vegetariana. Isso, por sua vez, está prestes a favorecer o mercado de ingredientes que substituem os ovos”, informa.

No final do mês passado, a startup JUST lançou no mercado norte-americano o JUST Egg, uma alternativa vegana baseada em dois ingredientes principais – proteína isolada de feijão mungo e cúrcuma. A invenção que oferece a mesma quantidade de proteínas de um ovo de galinha não possui colesterol, exige menos de 77% de água no processo de produção e emite 40% menos gases do efeito estufa.

O JUST Egg foi criado principalmente para quem sente falta de omelete ou ovos mexidos, e é comercializado em uma embalagem idêntica a de uma maionese – somando 355 ml.

“O mundo não acredita que é possível ter alimentos mais saudáveis e sustentáveis, que também sejam acessíveis e deliciosos. Estamos tentando mudar essa mentalidade”, informa a JUST, acrescentando que a idealização do JUST Egg é uma forma de resgatar uma memória gustativa sem que para isso seja necessário impor violência aos animais ou ao meio ambiente.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *