Tempeh, uma boa alternativa à carne

O alimento que pode ser feito em casa tem os nove aminoácidos essenciais (Foto: Pixabay)

Tradicional no continente asiático, um alimento que tem ganhado cada vez mais popularidade em outras partes do mundo como fonte de proteína de origem vegetal é o tempeh, que tem suas raízes na Indonésia de milhares de anos atrás.

Preparado a partir de soja em grãos fermentada, o tempeh oferece 19 gramas de proteínas a cada porção de 100 gramas, além de vitaminas e minerais como cálcio, manganês, fósforo e ferro.

O alimento que pode ser feito em casa tem os nove aminoácidos essenciais e é rico em fibras e pobre em gorduras e sódio. Seu preparo também pode ser diversificado – assado, grelhado ou cozido no vapor.

Mercado em crescimento 

Por ser fermentado, o processo de digestão também é mais fácil. Além disso, absorve muito bem especiarias, molhos e marinadas. Para prepará-lo, você pode cortá-lo em cubos, tirá-los ou apenas esmigalhá-lo.

O que também comprova o reconhecimento dos benefícios do alimento fermentado é uma pesquisa da Persistence Market Research que aponta que até 2026 o mercado de tempeh deve alcançar um valor equivalente a R$ 30,72 bilhões. Isso representa um bom crescimento, considerando o valor de R$ 19 bilhões em 2019.

Tempeh sem soja

Para quem não consome soja, há versões com grãos de outros tipos de leguminosas. Um exemplo é o produto da sueca Swedish Temptations, que produz tempeh de ervilha.

O alimento que recebeu o nome de BÄRTA também é fermentado, mas é baseado em ervilhas partidas. Rico em proteínas, o produto está sendo comercializado em forma de búrguer e também em formato apropriado para espetos. A empresa qualifica o alimento como mais saboroso e mais suculento do que o tempeh tradicional.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

    1. Maria Nilda, está sim. Você pode preparar em casa ou pode procurar em lojas de produtos naturais, que geralmente comercializam tempeh já pronto – bastando apenas assar, grelhar, cozinhar no vapor, etc. Na internet também é fácil encontrar para comprar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *