Templo dos dez mil gatos atrai curiosos em Tóquio

O templo tem dez mil figuras de gatos brancos, os “maneki-neko”, inspirados na raça bobtail (Foto: AFP)

Ontem, por ocasião do Dia Internacional do Gato, a Agência France-Presse visitou o Templo de Gotokuji, em Tóquio, que há décadas atrai curiosos. Se antigamente as pessoas visitavam o local por um viés espiritual, hoje as populares esculturas atraem principalmente “instagramers” do mundo todo.

O templo tem dez mil figuras de gatos brancos, os “maneki-neko”, inspirados na raça bobtail. Sempre aparecem sentados e saudando com uma pata que às vezes se move, como aqueles que ornamentam muitos restaurantes e lojas asiáticas.

“Fiz uma busca no Google dos lugares ‘instagramáveis’ em Tóquio. E este lugar era um dos mais recomendados”, afirma Emily Lin, uma turista de 25 anos de Hong Kong, que se emociona enquanto busca o melhor ângulo para fotografar as estrelas do templo. Ying-Chi Hsueh, um estudante de fotografia taiwanês, de 31 anos, visita o templo pela mesma razão. “Vi uma foto no Instagram e cheguei aqui usando o Google Maps”, explica.

Segundo a lenda, a presença dessas figuras felinas remonta ao século XV, quando um sacerdote adotou um gato chamado Tama. Um dia, enquanto o gato estava passeando pelo templo, viu um samurai chegar e levantou a pata direita para convidá-lo a entrar, minutos antes de uma grande tempestade.

Para agradecer ao gato por tê-lo feito evitar a chuva, o guerreiro decidiu se tornar um dos benfeitores do templo, e Tama foi imortalizado na forma de estátua, que desde então simboliza a boa sorte no Japão e em toda a Ásia.

“Os ‘maneki-neko’ não têm que dar sorte. Cabe a cada um de nós ir buscá-la. É o resultado de seus esforços que permite tê-la. O gato está ali para dar a oportunidade de encontrar a boa fortuna”, diz Tessai Kasukawa, um monge budista.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *