The Guardian destaca o crescimento do veganismo em 2018

A Marcha pelos Direitos Animais reuniu mais de 10 mil pessoas em Londres no ano passado (Acervo: Metro/Rex)

Na semana passada, o jornal britânico The Guardian publicou uma matéria destacando o crescimento do veganismo em 2018. A publicação cita que no ano passado a cada semana surgia pelo menos uma manchete sobre o assunto, ratificando a crescente popularização do veganismo.

Também foi em 2018 que novos estudos sobre o custo ambiental do consumo de alimentos de origem animal, principalmente carne, vieram à tona, assim como o aumento muito superior aos anos anteriores de novos produtos para veganos. “Os produtos veganos estão ficando muito melhores e está se tornando muito mais conveniente ter uma saborosa dieta baseada em vegetais”, enfatiza a publicação.

A matéria do The Guardian cita ainda uma pesquisa da Universidade de Oxford liderada pelo pesquisador Joseph Poore, que defende que uma dieta vegana é provavelmente a melhor maneira de reduzir o impacto humano no planeta, não apenas por causa dos gases do efeito estufa, mas também por causa da acidificação global e eutrofização, além do uso de terra e água – lembrando ainda que 80% das áreas agrícolas do mundo são destinadas à criação e alimentação de animais para consumo.

A publicação relembra que uma pesquisa da rede britânica de supermercados Waitrose revelou que um terço dos consumidores britânicos estão reduzindo o consumo de carne, se não se abstendo. Diz ainda que um a cada oito britânicos é vegano ou vegetariano. “Muitos consideram 2018 como o ano em que o veganismo saiu dos reinos da contracultura para o mainstream”, destaca.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

3 respostas

  1. Go vegan! Fiz 1 ano de veganismo agora em outubro 🙂

    Recomendo verem o trabalho da Anonymous for the Voiceless, que foi responsável por levar muitas pessoas a considerarem o veganismo 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *