Três farras do boi foram realizadas ontem em SC

“Queremos combate efetivo o ano todo”, destaca o BCF (Foto: Reprodução)

Segundo o Movimento Brasil Contra Farra (BCF), foram realizadas três farras do boi ontem em Santa Catarina – em Governador Celso Ramos, Porto Belo e na Barra do Sambaqui, praia da região norte de Florianópolis.

Ativistas dos direitos animais apontam que esse tipo de ocorrência frequente é resultado da negligência das autoridades, que normalmente só intensificam as campanhas contra a farra do boi no período de Páscoa. “Queremos combate efetivo o ano todo”, destaca o BCF.

E acrescenta: “Não é possível que a Cidasc [Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina], que se importa tanto com a vigilância sanitária, permita que os brincos sejam retirados toda hora. Isso prova que não há controle rígido sobre os brincos dos bois. Queremos que os animais sejam microchipados, porque assim não haverá mais bois de farra.”

Na farra do boi, os farristas retiram o brinco do animal para evitar a identificação. No entanto, ao fazer isso, eles assinam a sentença de morte dos bovinos, que sem a possibilidade de confirmação da procedência são executados pela Cidasc – independente de serem saudáveis ou não, sob justificativa de “controle sanitário”.

O Brasil Contra Farra afirma que quem conhece a farra do boi sabe que os bovinos utilizados são doados ou comprados. “Centenas de bois são mortos por serem julgados como clandestinos. Com a microchipagem, ninguém vai querer enviar boi para ser identificado pela polícia”, observa o BCF.

Por isso o movimento criou uma campanha pela implementação da identificação eletrônica dos animais. O dispositivo é inserido com uma agulha na nuca do animal e o procedimento é rápido, seguro e indolor, segundo o Brasil Contra Farra.

O microchip tem o tamanho de um grão de arroz. “Não se perde o microchip e também não pode ser retirado como o brinco. É de difícil localização e a retirada depende de veterinário capacitado pra isso”, argumenta. A BCF defende que essa medida evitaria o abate indiscriminado de animais resgatados da farra do boi.

Se você apoia essa ideia, clique aqui e assine o abaixo-assinado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Vergonha do povo que participa.
    Quanto espirito atrasado. Meu povo, vamos seguir os ensinamentos de Jesus enquanto ha temp:. Amar a Deus sobre todas as coisas e o proximo como a ti mesmo. Os animais se enquandram em nosso proximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *