Tubarão de 392 anos é encontrado no Ártico

Animal pode ter atingido a maturidade sexual aos 150 anos (Foto: Divulgação)

Um tubarão de 392 anos é encontrado no Ártico e passa a ser considerado o mais velho vertebrado vivo. De acordo com informações da WWF Canada e da Ocean Wildlife, o animal pode ter atingido a maturidade sexual aos 150 anos. Natural da Groenlândia, e conhecido por viver sob temperaturas negativas e por nadar a 7,2 mil pés, o tubarão pesa pouco mais de uma tonelada e tem quase 5,5 metros de comprimento.

Aparentemente, esse é o mais antigo dos 28 tubarões da-groenlândia que já foram identificados pelos pesquisadores. Embora haja a possibilidade de que esses animais possam viver de 272 a 512 anos, não é fácil determinar a idade exata.

Ainda assim, os cientistas concluíram que o mais velho tubarão-da-groenlândia, que passa a maior parte do tempo nadando à procura de companhia, tem 392 anos. A conclusão veio após o uso de uma técnica chamada datação por radiocarbono de lente ocular.

“É importante ter em mente que há alguma incerteza em relação a essa estimativa. Mas mesmo com a menor faixa etária, de pelo menos 272 anos, isso já faz dos tubarões-da-groenlândia os vertebrados mais antigos conhecidos pela ciência”, informou o pesquisador Julius Nielsen ao portal de notícias científicas Live Science.

Não se sabe com exatidão por que esses animais vivem tanto, mas alguns cientistas apontam o fator genético, o sistema metabólico diferenciado e até mesmo o fato de viverem sob baixas temperaturas. Mesmo que sejam animais exemplares em longevidade, os tubarões-da-groenlândia não se equiparam aos pólipos de água doce, invertebrados que, dependendo das condições, podem viver para sempre, segundo cientistas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *