Tudo que você compra tem uma história

Se você tem dinheiro aliado à desinformação e indiferença, eles não têm porque parar (Fotos: Getty/Save Movement)

Tudo que você compra tem uma história. Já parou para pensar em quantas histórias você conhece por trás dos produtos que compra? É exatamente ao ignorar a história do que compramos que somos negligentes e até mesmo coniventes quando existe algum tipo de injustiça por trás daquilo que consumimos.

Nos submetemos aos mais diferentes tipos de indústria que exploram vidas porque normalmente priorizamos demais a conveniência e o individualismo para nos importar. Em síntese, somos consumidores alheios. Confiamos tanto nessa indústria que achamos que ela quer sempre o nosso melhor, quando na realidade não faltam exemplos de que a maior prioridade não é te satisfazer, mas sim vender.

Há exploração por trás de tantos produtos, que vão dos gêneros considerados básicos aos mais supérfluos. Mas não queremos enxergar, porque se fizermos isso não teremos como negar que não sabíamos. Prefere-se uma vida de ilusão, onde eu e os meus merecemos o melhor, e os outros, tanto faz, mesmo que tenhamos a oportunidade de mudar isso, de fazer a diferença em suas vidas.

A exploração que existe por trás de tantos produtos deveria ser o suficiente para estimular o consumo consciente, a pesquisa, a compreensão de que não devemos compactuar com a aquisição de produtos baseados na exploração de vidas, na privação, subjugação e morte de seres inocentes.

Se uma indústria não se importa em explorar cruelmente os animais, por que ela iria se importar com você? Isso é um indicativo de que ela se importa apenas com o seu dinheiro, o seu poder de compra. E se você tem dinheiro aliado à desinformação e indiferença, ou seja, todos os elementos que ajudam a perpetuar essa exploração e violência contra outras formas de vida, eles não têm porque parar.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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