Turquia proíbe produção e comercialização de queijo vegano

Foto: Veganoo

Na semana passada, a Associação Vegana da Turquia (TVD) entrou com uma ação contra o Ministério da Agricultura e Florestas exigindo a anulação da proibição da produção e venda de queijo vegano. O caso foi apresentado como uma violação dos direitos dos consumidores e produtores de todo o país.

“A introdução de uma proibição na Turquia, que não tem precedentes na Europa e no mundo, significa que qualquer produto que se pareça com queijo, mas nem tenha a palavra queijo em seu nome, pode ser explicitamente proibido, a menos que o artigo 9/3 do regulamento [alimentício turco] seja revogado”, informa a associação vegana.

Segundo a entidade, a tentativa de interromper a produção de produtos à base de vegetais, retirando-os do mercado, viola o direito de acesso a alimentos que deve ser garantido a todos os consumidores residentes no país que adotaram o veganismo.

“Embora as referidas proibições se mostrem como medidas adotadas para proteger os direitos do consumidor e evitar o engano, significa uma limitação arbitrária e desproporcional dos direitos e liberdades fundamentais imposta pelo governo, além da interferência no estilo de vida dos indivíduos.”

A TVD também enfatiza que os queijos veganos atraem não apenas veganos que seguem uma dieta à base de vegetais com fundamentos éticos contra a exploração animal ou preocupações ambientais, mas também indivíduos com intolerância à lactose e ao glúten.

Ela lembrou que os consumidores que precisam de produtos sem lactose agora são impedidos de terem acesso a produtos veganos que também são adotados por motivos de saúde.

“Como Associação Vegana da Turquia (TVD), estamos determinados a buscar todas as soluções possíveis contra essas proibições obscuras, que estão longe de ser convincentes para produtores e consumidores e foram criadas com alguns fundamentos injustos.”

Saiba Mais

Segundo a entidade, o governo usou como pretexto também casos de recalls de queijo veganos no primeiro trimestre de 2022 para justificar a proibição.

A TVD criou um abaixo-assinado no Change.org para conquistar apoio contra a decisão do governo.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *