UFSC está com inscrições abertas para curso sobre consideração moral dos animais

O curso também introduz o conceito de especismo e avalia criticamente suas defesas (Foto: Hannah Elizabeth/Sympathy at Slaughter)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para a quinta edição do curso “Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos”, que será realizado de 2 de agosto a 23 de setembro em parceria com a ONG Ética Animal. O prazo para se inscrever termina no dia 31.

O curso visa introduzir as questões centrais em ética animal, tanto as clássicas quanto as que estão sendo discutidas na atualidade. O objetivo é fazer com que os participantes compreendam os principais argumentos em discussão sobre esse tema e consigam avaliá-los criticamente, entendendo os conceitos centrais e discernindo as posições divergentes.

Segundo o Dr. Luciano Carlos Cunha, que vai ministrar o curso, a experiência permite que os participantes tenham uma noção básica de como as principais teorias da ética normativa abordam a questão dos animais não humanos.

As aulas serão on-line, por meio de leituras de textos, aulas expositivas assíncronas e encontros. No decorrer do curso haverá apresentação de argumentos contrários e favoráveis a três vertentes divergentes de consideração moral: antropocêntrica, fundada na senciência e ambientalista.

O curso também introduz o conceito de especismo e avalia criticamente suas defesas, assim como discute questões relacionadas ao dano da morte para os animais não humanos e a medição de sua magnitude. Também apresenta as diferenças entre a consideração pelos seres sencientes e o ambientalismo.

Além disso, propõe discussão sobre as implicações éticas da situação dos animais não humanos tanto em relação aos que estão em regime de exploração quanto à situação dos que vivem em ambiente silvestre.

Cronograma

Aula 1 – (02/08) – Conceitos centrais e discussão sobre as defesas do especismo

Aula 2 – (09/08) – Argumentos gerais a favor da consideração dos seres sencientes e detalhamento da definição de especismo

Live 1 – (12/08) – 19h

Aula 3 – (16/08) – Objeções à consideração pelos seres sencientes – Parte 1

Aula 4 – (23/08) – Objeções à consideração pelos seres sencientes – Parte 2 – Discussão sobre o dano da morte e a magnitude do dano da morte

Live 2 – (26/08) – 19h

Aula 5 – (30/08) – Ambientalismo x consideração pelos animais

Live 3 – (02/09) – 19h

Aula 6 – (06/09) – A situação dos animais selvagens e os danos naturais – Parte 1

Aula 7 – (13/09) – A situação dos animais selvagens e os danos naturais – Parte 2

Live 4 – (16/09) – 19h

Aula 8 – (20/09) – Que problemas priorizar e que estratégias adotar?

Live 5 – (23/09) – 19h

Clique aqui para acessar o canal de atividades.

Clique aqui para solicitar inscrição no curso, que é gratuito.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *