Um dos jacarés mais raros do mundo é roubado e santuário de animais é incendiado

No mercado clandestino, Snowball é avaliado em cerca de 400 mil reais, o que pode ter relação com o crime (Foto: Caters Agency)

Na última sexta-feira, de acordo com informações do New York Times, um jacaré branco e raro, do tipo leucístico, foi roubado do santuário Animal Crossings of Florida, em Bushnell, Flórida, que fica a uma hora de Tampa. Além de levarem o jacaré chamado Snowball (Bola de Neve), os criminosos incendiaram o santuário e deixaram 43 jacarés e crocodilos mortos.

O xerife do Condado de Sumter informou ontem em publicação do New York Times que “parece que o local foi assaltado primeiro e depois incendiado após o roubo do jacaré”. O episódio foi categorizado como um grande roubo envolvendo crueldade contra animais e incêndio criminoso.

O santuário sem fins lucrativos, que pertence aos irmãos Robbie e Stephen Keszey, foi tema do reality show Swamp Brothers, veiculado pelo Discovery Channel em 2011 e 2012. No mundo todo a estimativa é de que existam apenas mais nove jacarés como Snowball, que no mercado clandestino é avaliado em cerca de 400 mil reais. “Snowball era como o meu melhor amigo. Para mim, ele não tinha preço”, declarou Robbie Keszey ao New York Times.

O NYT informou também que em 2013 Keszey e Robroy MacInnes, seu então sócio, tinham uma concessionária de répteis na Flórida, a Glades Herp Farm. À época, foram acusados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por envolvimento em tráfico de répteis protegidos. Os dois foram considerados culpados.

MacInnes também foi acusado de tráfico de cascavéis-da-madeira, e condenado a 18 meses de prisão e multa de quatro mil dólares. Já Keszey foi condenado a 12 meses e multado em dois mil dólares. Snowball, um dos animais mais estimados pelas crianças que visitavam o santuário, vai completar três anos em agosto.

Saiba Mais

Os jacarés leucísticos são como os jacarés albinos, mas o que os torna tão raros são os olhos azuis.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *