Uma das maiores fazendas leiteiras dos Estados Unidos é fechada

Fiscais encontraram vacas vivendo na lama e entre as próprias fezes na Lost Valley Farm (Foto: Oregon Live)

O Portland Business Journal publicou ontem que uma das maiores fazendas leiteiras dos Estados Unidos foi fechada na última quarta-feira. A Lost Valley Farm, que comanda a segunda maior operação de produção leiteira no estado do Oregon, teve a sua licença revogada pelo Governo do Oregon por ter contaminado as águas subterrâneas da região com resíduos provenientes da criação de animais.

A empresa que foi processada há três meses teve um prazo para corrigir o problema, mas não cumpriu. Na realidade, gerou ainda mais prejuízo ao meio ambiente. Seis dias após o acordo, fiscais encontraram uma lagoa transbordando com lixo tóxico, além de outras cinco graves violações ambientais. Já na análise mais recente feita pelo Departamento de Agricultura do Estado do Oregon foram registradas 32 violações.

A diretora do Departamento de Agricultura, Alexis Taylor, comunicou por meio do Twitter que ao longo de um ano tentaram entrar em um acordo com a Lost Valley Farm, mas eles perderam a sua chance porque o proprietário, Greg Te Velde, não estava disposto a atender às condições de permissão que contemplam a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

O que agrava ainda mais a situação é que a Tilamook County Creamery Association, fabricante de queijos e uma das maiores compradoras de leite da LVF, anunciou que vai cancelar o contrato com a empresa depois de encontrar uma quantidade inaceitável de bactérias nos 60 testes realizados no leite da LVF ao longo de um ano.

Sobre o episódio, a organização Humane Society International emitiu um comunicado declarando que inspeções estaduais já haviam documentado que encontraram vacas vivendo na lama na Lost Valley Farm, e entre as próprias fezes. Fiscais também se depararam com lagoas de esterco. “Suas violações colocaram a água potável para as famílias locais em risco”, acrescenta a HSI.

 

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *