Uma triste face da realidade da indústria leiteira

O bezerro vai morrer de qualquer modo, já que ele é irrelevante para o setor (Foto: Jo-Anne McArthur/We Animals)

Assisti recentemente mais um dos muitos vídeos disponíveis no YouTube sobre a realidade da grande indústria leiteira. Animais que morrem pouco a pouco para que as pessoas possam consumir laticínios. As vacas produzem leite em quantidades absurdas, ou seja, não naturais, e não raramente levam uma vida de sofrimento e privação até o dia de sua morte. Ademais, o bezerro vai morrer de qualquer modo, já que no Brasil é considerado irrelevante.

Vale a pena beber leite e consumir derivados a esse preço? De repente, pode aparecer alguém dizendo que isso não é uma realidade que se deve generalizar. Mas é importante considerar que a maior parte das pessoas compra leite industrializado, o que significa que estamos falando de grandes produtores. Para atender a demanda, é preciso exigir muito dos animais, reduzindo expectativa de vida e consequentemente gerando sofrimento. Até porque nenhum animal é feliz produzindo leite para seres humanos.

Em síntese, esse tipo de situação só existe porque há uma grande demanda por leite e derivados. Se um animal é levado a viver dessa forma, isso acontece porque tem quem compre o resultado da exploração desse animal. Se possível, pense nisso quando for comprar leite, iogurte, queijo, etc. É apenas uma sugestão.





Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *