UnB oferece disciplina “Mobilização Pública e Direitos Animais” com atividades abertas a não alunos

Programação aberta ao público em geral começa no dia 21 de agosto

Todas as atividades serão ofertadas das 19h às 22h na Faculdade de Comunicação da UnB (Foto: Toronto Pig Save)

No segundo semestre, a Universidade Nacional de Brasília (UnB) vai oferecer a disciplina “Mobilização Pública e Direitos Animais” aos alunos regulares da instituição. Quem não é estudante da instituição também será contemplado com uma programação aberta ao público em geral e com certificado de participação.

De 21 de agosto a 9 de outubro, serão oferecidas as aulas “Direitos (para todos) Animais”, “O Direito Achado na Rua (Direitos Animais)”, “Ambiente Legislativo Nacional e Internacional”, “Ambiente Jurídico Nacional e Internacional”, “Direitos Animais e Lutas Ambientais”, “Direitos Animais e Lutas Sociais” e “Mobilização Pública pelos Direitos Animais”.

De 16 de outubro a 30 de outubro, alunos e não alunos da UnB podem participar das oficinas “Redes Sociais para Ativismo Animal”, “Filmagem Tática para Ativismo Animal” e “Edição de Vídeo Tática para Ativismo Animal”. A programação se encerra no dia 4 de dezembro com o Cine Direitos Animais, que inclui mostra e debate.

“O reconhecimento da senciência animal coloca em evidência um campo do conhecimento que cresce a cada dia: os Direitos Animais. A comunicação é um importante instrumento do ativismo animal para mudança cultural, introduzindo novos valores à sociedade”, informa o grupo O Direito Achado na Rua.

Na perspectiva do grupo, esses direitos são construídos a partir de embates sociais, em que visões de mundo estão em disputa. Um enfrentamento que se dá também na criação de significados e simbolismos por meio da comunicação.

“Em diálogo com a perspectiva de que a exploração animal tem a mesma base que sustenta outras formas de opressões – como o machismo, o racismo, a lgbttqifobia, o capacitismo – a disciplina ‘Mobilização Pública e Direitos Animais’ está aberta a todos e todas que desejam contribuir para a construção de um mundo em que os direitos de todos animais (humanos e não humanos) sejam reconhecidos e respeitados”, acrescenta.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o grupo O Direito Achado na Rua, faculdades de Direito e Comunicação da UnB e do Grupo de Estudos Sobre Direitos Animais e Interseccionalidade (GEDAI). E conta com apoio da Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA), Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal (ProAnima) e Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPA).

Saiba Mais

Todas as atividades serão ofertadas das 19h às 22h na Faculdade de Comunicação da UnB, no Campus Darcy Ribeiro – ICC Norte. Para mais informações, envie e-mail para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here