Urso Robinho será libertado de Zoológico de Goiânia

Segundo ativistas, o animal já vinha sofrendo em decorrência das más condições em que vivia (Foto: Paula Resende/G1)

Na última sexta-feira (14), o juiz Sebastião Fleury, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), concedeu liminar favorável ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, assim garantindo a libertação do urso Robinho, de 16 anos, do Zoológico de Goiânia (GO). Agora o urso será transferido para o Santuário Rancho dos Gnomos em Joanópolis (SP).

Segundo ativistas, o animal já vinha sofrendo em decorrência das más condições em que vivia, além de Goiânia ser considerada uma cidade muito quente, logo incompatível com um clima adequado para um urso.

A justificativa vai ao encontro de uma observação feita por Fleury. Ele argumenta no processo que o “animal em questão está submetido a ambiente diversamente oposto ao seu habitat.”

Em uma petição no Avaaz, que conta com mais de 20 mil assinaturas, uma ativista relata que é perceptível que Robinho está sofrendo de depressão e estresse em cativeiro, o que, segundo ela, se agravou após a morte de uma ursa, com quem ele convivia.

“Ele precisa de um novo lar e já encontrou”, acrescenta a autora do abaixo-assinado, que também fez campanha no Instagram por meio do perfil @ursoslucyerobinho.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *